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Apresentação

No principal acesso a cidade de Araranguá, estado de Santa Catarina, o PRÉDIO COMERCIAL CIDADE ALTA CENTER se encontrava em estado de total abandono há vários anos, se tornando local de prostituição, uso de drogas, vandalismo e também como estadia para andantes que passavam pela BR 101.

Como consequência, esse processo desencadeou no bairro da Cidade Alta e arredores, um grande problema social para os moradores fixos como roubos, invasões de domicilio, importunação em pessoas, ataques a comerciantes e muita insegurança. Para os órgãos públicos de segurança como a POLÍCIA MILITAR, POLICIA CIVIL e CORPO DE BOMBEIROS era frequente atender ocorrências ali, assim como também para os órgãos municipais como CREAS e CRAS que continuamente eram acionados devido a denúncias de menores de idade que frequentavam o local.

Uma década se passou e o PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA recebia diariamente inúmeras denúncias e reclamações de moradores locais, de empresas e órgãos de segurança sobre o problema que estava tomando dimensões assustadoras. Diante desse cenário muitos empresários desanimaram, fecharam seus COMÉRCIOS, moradores venderam suas RESIDÊNCIAS e alguns até mudaram de cidade.

Com a repercussão negativa e a proporção que o problema vinha tomando, o Ministério Público do Estado de Santa Catariana, através da Primeira Vara Cível, entrou com a AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 5004467-81.2020.8.24.0004/SC determinando a proprietários e o município uma ação rápida e eficaz para solucionar o problema

Diante desse cenário e precisando de um lugar para desenvolver os trabalhos sociais, uma comissão de empresários procurou o MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA, propondo buscar a doação das salas entre os diversos proprietários do Prédio Comercial Cidade Alta Center e fundar uma associação beneficente sem finalidade econômica com o objetivo de reformar e implantar projetos ali projetos sociais e educativos.

Nascia então, no dia 18 de Agosto de 2020 a ASSOCIAÇÃO AMAI-VOS UNS AOS OUTROS que buscava através da PASTORAL SOCIAL ampliar o atendimento a famílias carentes, fazendo o acolhimento e encaminhamento a serviços sociais da rede básica municipal, capacitação e profissionalização de jovens e adultos e, implantação de oficinas sócio educativas para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e econômica da cidade e da região do EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA

Projetos
Reintegração e Reforma do Prédio

Desde a fundação já foram realizados: Limpeza do prédio, Laudo técnico de anomalias e grau de degradação, projeto de reforma incluindo hidráulico, segurança, elétrica e de redes, projeto arquitetônico, fechamento total com grades de ferro, retirada dos arcos superiores, instalação de energia elétrica, instalação de água potável, instalação de sanitários, retirada, aquisição e colocação da armação do telhado, retirada, aquisição e colocação de novo telhado de zincado, reforma completa de duas salas, rede elétrica interna no térreo, raspagem de todas as paredes, colocação de duas janelas e vidros internos, raspagem de todo teto e paredes,

APOIADORES: SETEL ENGENHARIA, CONTATO INTERNET, CONFIDENCE, BANCO DO BRASIL, SICOOB CREDIJA, VIDRACARIA SÃO JORGE, TRANS DORACY, CORPO DE BOMBEIROS DE ARARANGUÁ, PODER JUDICIÁRIO, PREFEITURA MUNICIPAL, POLICIA CIVIL, POLICIA MILITAR, POUSADA CHALEIRA PRETA, GRUPO DE ESCOTEIROS DE ARARANGUA, REALISE ARQUITETURA E ENGENHARIA, SENNAPLAN CONSTRUTORA, IGREJA SAGRADA FAMÍLIA, NUEVA – GRUPO DE DECORAÇÃO E ARQUITETURA, PASTORAL SOCIAL DA IGREJA SAGRADA FAMÍLIA, SUL GUINCHOS, MARBOM, LIBERTY SEGUROS, RADIO ARARANGUA, TECNO ELETRO, CASA DO CONSTRUTOR, ABADEUS, CÂMARA DOS DIRIGENTES LOJISTAS – CDL ARARANGUA, SESI, FIESC, CHURRASCARIA ESPETÃO,

Segurança Alimentar

A entidade em parceria com a PASTORAL SOCIAL DA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA do Bairro Cidade Alta na cidade de Araranguá e atende eventualmente e mensalmente com fornecimento de cestas básicas, famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e social previamente cadastradas na entidade.
Número de Beneficiários: 130 (CENTO E TRINTA) FAMÍLIAS

Atendimento Psicossocial

Desde a fundação da Associação Amai-vos até meados de 2023 todo o trabalho de constituição foi feito de forma voluntariada por seus membros associados. A partir de 10 de Maio de 2023 houve então o registro do CNPJ e a Instituição tem buscado se adequar à legislação pertinente contratando equipe multidisciplinar para executar os serviços conforme preconiza a LOAS e a Tipificação Nacional dos serviços Socioassistenciais.


  • PALESTRA: IDEAÇÃO SUICIDA
  • PATICIPANTES: 12 (DOZE) PESSOAS /MÊS

  • PALESTRA: PRIMEIRO EMPREGO
  • PATICIPANTES: 15 (QUINZE) JOVENS /MÊS

  • Assistente Social: AVANEI
  • Psicóloga Responsável: JANAINA

Encaminhamento a Rede de Atendimento

Desde a fundação da Associação Amai-vos até meados de 2023 todo o trabalho de constituição foi feito de forma voluntariada por seus membros associados. A partir de 10 de Maio de 2023 houve então o registro do CNPJ com a contratação da equipe técnica os atendimentos são realizados conforme a demanda para órgãos competentes com referência e contra referência. Número de Beneficiários: 6 (SEIS) PESSOAS

Fórum de Captação de Recursos

Com o objetivo de fomentar e explorar as possibilidades de utilização de incentivos fiscais para impulsionar projetos sociais em nossa cidade e região, a FIESC, através do Programa Fundo Social, e a instituição Amai-vos Uns aos Outros, com o apoio da ACIVA, CDL e SINDICONT, realizará o evento "Jornada Social em Foco". Neste evento teremos a palestra "Como investir seu IR em projetos sociais" com Mariana Kadletz da Incentive e um Painel "Experiências locais com projetos sociais incentivados" com representantes regionais para falar sobre suas experiências. Palestrantes: DAIANE AGUIRRES - Analista de Comunicação e Responsabilidade Social da ALLIANCE ONE LARISA HEMKEMEIER WEBBER DE MELLO ‐ produtora cultural e profissional de mobilização de recursos, com formação pela AFP – Association of Fundraising Professional, IATS – Instituto de Administração para o Terceiro Setor Luiz Carlos Merege, em projetos culturais pela FGV/MINC – Fundação Getúlio Vargas, Ministério da Cultura e CEMEC e em incentivo fiscal pelo Programa Capacitar. ANDRESSA MONGRUEL - Líder Estadual do programa Fundo Social da FIESC NUMERO DE INSCRIÇÕES: 52 (CINQUENTA E DUAS) PESSOAS/ ENTIDADES

Programa PJSC Mais Social

O programa PJSC Mais Social é uma iniciativa do PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA que, por intermédio do Conselho Gestor da Conta Centralizada, destina recursos provenientes de penas de prestação pecuniária, suspensão condicional do processo, transação penal e acordos de não-persecução a entidades públicas ou privadas com finalidade social, desde que atuem nas áreas de segurança pública, educação e/ou saúde e desenvolvam atividades de relevante cunho social. Todo o procedimento é regido pela Resolução n. 154/2012, do CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, e pela Resolução Conjunta GP/CGJ n. 20/2021, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que disciplinam a forma de arrecadação e destinação das verbas e estipulam, em linhas gerais, que o procedimento será realizado ao menos 1 (uma) vez por ano, preferencialmente no mês de maio. Nesse programa temos cadastrado o projeto AMAI-VOS NOSSA HORTA para ajudar a complementar as famílias cadastradas com produtos da Agricultura Familiar e atender PSCs que precisam cumprir horas de serviço Social a Sociedade. Número de Beneficiários: 10 PESSOAS/MES

Programa Comunidade Empreendedora

Termo de COOPERAÇÃO TÉCNICA entre AMAI-VOS e ABADEUS para articular e organizar o ecossistema regional dando suporte na pesquisa e organização territorial. O programa é uma solução do SEBRAE Santa Catarina dentro do Programa Comunidade Empreendedora com o objetivo de apoiar a transformação de territórios vulneráveis nos municípios através do empreendedorismo e da inovação Social. Beneficiários do Programa: 30 (trinta) ou mais ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR

CREAS - Programa de Medidas Sócio Educativas

Jovens encaminhados pelo serviço social do CREAS e em processo sócio educativo prestam serviços nas dependências da entidade e participam de palestras educativas buscando a proteção social, sócio educação e ressocialização do adolescente junto a família e sociedade. REEDUCANDOS ASSISTIDOS: 02 JOVENS/MES

Programa de Aquisição de Alimentos PPA2

Estamos credenciados no PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS PPA2, instituído pela Lei nº 14.628 de 20 de julho de 2023, regulamentado pelo Decreto nº 11.476, de 06 de abril de 2023 e a Portaria Interministerial MDS/MS nº 25 que orienta a priorização e organização da atenção aos indivíduos e famílias em insegurança alimentar e nutricional. O termo tem vigência de 31/08/2023 a 31/08/2024. Os alimentos destinados e suas respectivas quantidades, constantes da Proposta de Participação, serão utilizados exclusivamente por esta Unidade Recebedora para atendimento aos beneficiários consumidores atendidos. Receber os produtos relacionados na Proposta de Participação diretamente no endereço desta Unidade Recebedora; Retirá-los na Central de Recebimento e Distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos no município e/ ou no estado. BENEFICIÁRIOS: 40 FAMÍLIAS CADASTRADAS/MES